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Como estabelecer parcerias para o trabalho de captação de recursos?

Boa tarde, hoje estive em reuniões com a Associação Comercial daqui da região, Consultores do Sebrae e também com a SGC (Sociedade Garantidora de Crédito Centro Sul) para saber como posso fazer para formar parcerias com eles. Venho então perguntar para vocês o que posso fazer para que eu consiga ter efetividade em uma parceria com eles. Em conversa com a Associação Comercial e a SGC, eles se mostraram otimistas porque eu levaria clientes a eles. O que vocês me orientam?

Resposta em texto:

Antes de buscar qualquer parceria o consultor deve se assegurar que possui algo para oferecer. Isso é importante porque não se deseja apenas firmar parcerias, mas também mantê-las no longo prazo.

Para que isso seja possível, a parceria deve gerar valor para as partes. Quando fizer o primeiro contato com o parceiro certifique-se possuir algo que o parceiro não tem e que pode ser útil para gerar resultados que ele busca. Então esse é o primeiro conceito a ser sempre lembrado antes de buscar o parceiro: COMPLEMENTARIDADE.

Os recursos que o primeiro parceiro possui deve complementar os recursos do segundo parceiro para criar sinergia e produzir resultados que os dois sozinhos teriam dificuldades em alcançar. As palavras-chaves aqui são COMPLEMENTARIDADE e RESULTADOS.

A complementaridade é necessária, mas a perspectiva de gerar resultados é obrigatória, pois, do contrário, a parceria não vai prosperar. Deve ficar claro para o parceiro que os resultados gerados pela parceira devem ser tangíveis e mensuráveis. Você deve pensar nos seus resultados, claro, mas deve ter certeza que sua presença junto ao parceiro também cria valor para ele.

No seu caso, tudo isso está bem contemplado, devido ao conteúdo que você está obtendo em nossa formação. Adquirir o conteúdo é o primeiro passo. Depois, você precisa demonstrar em suas apresentações e conversas que o domina. Percebi que há uma expectativa positiva de levar clientes para o parceiro.

Em nosso setor de atividades, um caminho muito utilizado é a aproximação com associações empresariais. Essas associações reúnem um grande número de potenciais clientes interessados em conhecer as oportunidades de recursos financeiros subsidiados e como chegar a elas. Você está no caminho certo.

Percebi também que está acionando sua network para divulgar seu trabalho. Isso é muito positivo. Com uma boa apresentação, você se tornará referência para as organizações parceiras, alcançando vantagens competitivas relevantes para seu novo negócio.

Quando for criar suas apresentações, não precisa reinventar a roda. Utilize a base de informações apresentadas em nosso curso, inclusive o material dos bancos, enviado por meio do kit consultor.

 

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