Em busca de recursos subsidiados, com taxas a partir de 4,71% ao ano? Receba GRATUITAMENTE o Manual de Captação de Recursos.

Quero Manual de Captação

O Pacote de Soluções

Receba informações sobre o curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS SUBSIDIADOS DE LONGO PRAZO COM USO DO SOFTWARE SEAP e descubra todos os segredos de como ter acesso ao dinheiro mais barato do mercado brasileiro.

Transcrição do vídeo: O Pacote de Soluções (Kit Consultor)

Introdução

Vamos agora apresentar o Pacote de Soluções para vocês. Ele contêm todas as ferramentas, softwares, normativos e modelos utilizados no trabalho de captação de recursos, inclusive o software SEAP.

Pasta Geral

Na pasta geral, podemos encontrar os seguintes arquivos:

<DCRD033> é um arquivo de banco de dados do SEAP. Esse arquivo será utilizado somente em caso de necessidade a ser indicada durante nosso curso principal de formação de consultores. Não faça nada com ele por enquanto.

<Fundo Garantidores de Riscos_Resumo> mostra uma síntese da legislação sobre fundos garantidores, baseada na Lei 12.712, de 30 de agosto de 2012.

O arquivo <Livro Como Crescer> apresenta informações bem sintetizadas sobre empreendedorismos.

O arquivo <Desorganização dificulta crédito> é uma reportagem do G1 sobre concessão de crédito, mostrando os principais fatores que dificultam o acesso a crédito dos pequenos e médios empresários na hora de buscarem um financiamento de longo prazo.

O arquivo <Projetos mal elaborados dificultam a liberação no BNDES> é uma reportagem mostrando os problemas quando os projetos são mal elaborados.

O <Roteiro de ação pós-treinamento> é um guia de auto-coaching que nós preparamos para ajudar a definir suas metas e compromissos após nosso curso de formação de consultores.

O arquivo <CNI – FINANCIAMENTO INOVAÇÃO> é o documento da MEI – Mobilização Empresarial pela Inovação, um relevante trabalho da CNI, Confederação Nacional da Indústria, mostrando informações atualizadas sobre inovação.

Os arquivos <Taxas_ Bancos_ Desenvolvimento> mostram o texto das resoluções do banco central que definem as taxas de juros cobradas nos financiamentos dos bancos de desenvolvimento regional, especialmente, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Banco da Amazônia. Temos aí a série de documentos de 2013 pra cá.

Na pasta <Ajuda do Windows> encontramos diversos complementos distribuídos pela Microsoft para que o sistema de Ajuda do SEAP funcione nessas versões: Windows 7 32 bits, Windows 7 64 bits, Windows 8 32 e 64 bits, Windows 8.1, Windows Vista.

Ajuda do SEAP de acordo com a versão do Windows

Para saber qual desse arquivos você vai utilizar, no Windows Explorer, clique <Meu Computador> com o botão direito do mouse e selecione propriedades. Aqui podemos ver a versão do Windows. Neste caso, a versão é a 8.1.

Agora, vamos ver a referência dos bits. Este janela vai mostrar a informação. Veja aqui, Sistema Operacional de 64 bits, processador com base em x64.Para esse caso aqui, por exemplo, vamos selecionar a pasta Windows 8.1 64 bits e instalar o complemento da Microsoft.

No caso do Windows 10, não há necessidade de instalação desses complementos. Nós criamos um arquivo separado que permite o acesso a ajuda do SEAP. Copie esse arquivo para uma pasta do seu computador, de preferência a pasta da Área de Trabalho e execute-o diretamente sempre que precisar da ajuda do SEAP.

Pastas relativas aos Bancos de Desenvolvimento

Temos também as pastas, BASA, Banco do Brasil, BDA (que é o Banco de Desenvolvimento de Angola), a pasta do Banco do Nordeste, do BNDES, da DESENVOLVESP. Em todas essas pastas você encontrará diversos arquivos relacionados a cada um dos bancos indicados.

Entrando na pasta do BNB, encontramos: cadastro do BNB, declarações, modelos e roteiros, normais, noticias, roteiros de projeto de engenharia do BNB, softwares e assim por diante. Estão disponíveis também arquivos com informações que podem ser do seu interesse.

Pasta Declarações

Na pasta Declarações, encontramos alguns modelos de declarações que devem ser entregues ao agente financeiro junto com o projeto. Essas declarações são geralmente solicitadas pelo Banco do Nordeste. Recomendo perguntar ao representante do banco quais dessas autorizações ele precisa receber.

Pasta Estudos de Caso

Nessa pasta temos os arquivos de um dos estudos de caso utilizados em nosso curso principal de formação de consultores. Esse é o <Business Model Canvas – Confeitaria>. Em nosso curso de formação de consultores orientamos em detalhes como utilizar essa poderosa técnica de modelagem de negócios. Vamos explicar no curso de formação de consultores, como se elabora um Canvas como este, com todos os detalhes.

Fornecemos um projeto completo de uma confeitaria, com todos os comentários e informações. É o modelo de um projeto pronto para ser entregue ao agente financeiro. Com base nesse modelo, você poderá elaborar o seu projeto com imensa facilidade. Nesse projeto completo que você está recebendo, considere todas as seções, textos e tabelas. Observe a abordagem que utilizamos para apresentar as informações do negócio de um cliente. Em nosso curso de formação de consultores, explicamos em detalhes como você vai utilizar essas referência para elaborar seu projeto com sucesso.

Pasta Gigafluxo

Temos também a pasta do <GigaFluxo>. Ela traz o instalador do GigaFluxo e os vídeos que orientam como utilizar esse software desenvolvido exclusivamente pela GigaMedia Consultoria para orientá-lo no processo de concessão de crédito. Temos aqui também, um software de visualização de vídeos. Caso o seu Windows Media Player tenha algum problema ou você não tenha ele instalado, pode instalar esse software VLC para assistir as aulas que orientam sobre o GigaFluxo.

Pasta Laudo de Avaliação

Na pasta Laudo de Avaliação, trazemos para vocês a legislação da ABNT, um Laudo Modelo e algumas informações sobre os arquivos disponíveis.

Pasta Modelos – Gigamedia Consultoria

Na pasta Modelos – Gigamedia Consultoria, você encontrará alguns modelos úteis para o trabalho de consultoria, tais como carta de encaminhamento do Projeto, estimativa de investimento e de garantias, modelo de contrato, modelo de proposta, modelo de procuração, dentre outros.