Em busca de recursos subsidiados do Banco do Nordeste(BNB), BNDES, Banco da Amazônia ou BB? Receba GRATUITAMENTE o Manual de Captação de Recursos.

Quero Manual de Captação

DIAGNÓSTICO DE NEGÓCIOS DE BASE IMOBILIÁRIA

A decisão de empreender no segmento de Real Estate, em qualquer um de suas tipologias (hotelaria, serviços hospitalares, varejo, entre outras), leva o empreendedor a tomar decisões que envolvem geralmente, uma grande soma de recursos, que aliada a uma série de atividades de planejamento e consequente esmero na execução, converge para um empreendimento cujos resultados serão alcançados em prazos médio ou longo, tomando como base o momento da decisão.

O hiato entre o “Pensar” e o “Fazer” é quando o empreender se expõe a riscos de conceituação que definirão toda a execução futura e podem comprometer em definitivo as expectativas de resultados do empreendimento.

Visando à redução dos riscos, faz-se necessária uma avaliação preliminar dos aspectos mercadológicos, do contexto geográfico, do ambiente socioeconômico e das variáveis de investimento versus o potencial de geração de resultados, como forma de possibilitar ao empreendedor uma visão mais segura quanto à tomada final de decisão de empreender.

 Gostaria de obter atendimento personalizado

SERVIÇOS RELACIONADOS

Os serviços a seguir podem ser contratados de forma alternativa ou complementar. No atendimento personalizado, avaliaremos junto com os clientes a melhor combinação e prioridade para cada caso.

Vocação de área para negócios de base imobiliária:

Um ativo imobiliário se converte em um empreendimento de base imobiliária quando se conecta a esse ativo um uso econômico, de acordo com algum segmento de negócios, como varejo, hotelaria, saúde, educação, entre outros.

Por outro lado, a geração de resultados do empreendimento está intrinsecamente relacionada à sua localização, pois a localização do ativo aponta para um conjunto de opções de usos econômicos mais adequados.

Os estudos de vocação de área objetivam justamente captar, dimensionar e valorar a convergência entre as características geomercadológicas do local sob análise e seus aspectos econômico-financeiros, relativamente aos recursos necessários para a sua produção e sua capacidade de geração de resultados.

Estudo de viabilidade:

Os empreendimentos de base imobiliária representam os negócios inseridos no segmento do Real Estate. São empreendimentos em que a qualidade do investimento está relacionada com o negócio implantado em uma determinada edificação. Difere do mercado imobiliário, em que a qualidade do investimento está relacionada às características da edificação.

Os empreendimentos de Real Estate exigem recursos financeiros para a sua produção e, inseridos no ambiente econômico, geram recursos financeiros excedentes ao inicialmente aportados. Nos estudos de viabilidade se comparam os padrões de qualidade e os riscos específicos de um empreendimento com aqueles exigidos pelos interessados em seu desenvolvimento e na sua operação.

Os estudos de viabilidade são ancorados em projeções de resultados futuros do empreendimento, representados nos fluxos de caixa que são atualizados para o presente a partir de uma taxa mínima de atratividade, como forma de previsão do valor econômico ou da taxa interna de retorno.

Para fundamentar as estimativas de resultados futuros é necessário que o estabelecimento das premissas operacionais do empreendimento, guarde estreita conexão com o ambiente econômico. Mas também devem ser consideradas as suas características mercadológicas, pois importam para a análise do ambiente concorrencial e para a capacidade de captação de clientes.

Uma abordagem adicional é a construção de cenários de desempenho, como forma de estabelecer visões alternativas de retorno financeiro e de faixas de valor econômico, relacionados diretamente aos níveis de risco a que o empreendimento estará exposto.

 Gostaria de obter atendimento personalizado