Em busca de recursos subsidiados, com taxas a partir de 4,71% ao ano? Receba GRATUITAMENTE o Manual de Captação de Recursos.

Quero Manual de Captação

FAQ: Perguntas & Respostas sobre Captação de Recursos Subsidiados de Longo Prazo

O objetivo dessa página é responder as perguntas mais frequentes das pessoas que estão iniciando no segmento de captação de recursos, fornecendo respostas rápidas as principais perguntas do setor.

O que é Captação de Recursos?

Captação de Recursos é a atividade que um consultor de desenvolvimento ou captador de recursos empreende com objetivo de obter recursos, geralmente de natureza financeira, para o financiamento de alguma atividade ou processo.

Existem dois principais segmentos em que o termo Captação de Recursos aparece com maior frequência: (1) o segmento de Captação de Recursos para ONGs ou terceiro setor e (2) Captação de Recursos Subsidiados de Longo Prazo para projetos de implantação ou ampliação de empresas.

O que é Captação de Recursos para o Terceiro Setor (ou ONGS)?

É a ação desenvolvida pelas organizações sem fins lucrativos que, a partir de um conjunto de estratégias e procedimentos, levantam recursos financeiros para a sustentabilidade institucional. A função da captação de recursos nessas organizações leva pessoas, empresas, governos e outros atores a doar voluntariamente recursos financeiros.

Os consultores ou captadores de recursos que atuam nesse segmento podem ocupar-se de atividades relacionadas à participação de processos licitatórios ou concursos relacionados ao patrocínio de atividades sociais e sem fins lucrativos.

Outra forma de captar recursos para o terceiro setor é através de uma estratégia de marketing e persuação de pessoas e empresas com potencial de fazer doações pela causa fundamental da organização sem fins lucrativos.

Para mais informações sobre Captação de Recursos para o Terceiro Setor recomendamos consultar o website da Associação Brasileira de Captadores de Recursos: http://captacao.org/

O que é Captação de Recursos Subsidiados de Longo Prazo

É a atividade desenvolvida por um consultor de desenvolvimento com o objetivo de obter recursos financeiros à ser empregados na implantação ou ampliação de empresas, com o objetivo de gerar desenvolvimento e riqueza para sociedade.

No processo de Captação de Recursos, o consultor de desenvolvimento atua no atendimento de sua empresa-cliente conectando-a a uma instituição financeira, geralmente banco de desenvolvimento, que dispõe de recursos subsidiados para serem alocados em negócios promissores.

Trata-se de um processo complexo e de alta resposabilidade uma vez que são transacionados alto volume de recursos financeiros. O processo é minuciosamente analisado por diversos especialistas do banco até que se tenha um parecer final de aprovação ou reprovação da solicitação de recursos.

O que são Recursos Subsidiados de Longo Prazo?

São montantes financeiros disponibilizados pelo Governo Federal com juros real próximo a zero (ou até mesmo negativos), destinados ao desenvolvimento da economia nacional mediante o financiamento de novas empresas ou da ampliação de empresas já existentes.

Nos últimos anos o Governo Federal tem liberado mais de R$ 200 bilhões de reais por ano para esse tipo de financiamento. Esses recursos podem ser págos em prazos de até 12 anos e com até 24 meses de carência.

Qual o papel do Consultor de Desenvolvimento?

O papel do Consultor de Desenvolvimento é o de ajudar empreendedores e empresários a implantar ou ampliar seus negócios mediante o planejamento estratégico e a reestruturação do negócio, observando suas diversas camadas, sendo assim capaz de qualificar, quantificar e justificar, a partir de informações reais sobre a empresa e o mercado, a alocação de recursos para o progresso do empreendimento.

O que é uma carta-consulta?

Carta consulta é um documento que o Consultor de Desenvolvimento elabora, onde ele descreve ações e custos previstos na execução de um projeto que se pretente elaborar para a contratação de um financiamento subsidiado de longo prazo. Ela serve para que o empresário ou empreendedor informe à instituição financeira, de maneira resumida, a sua intenção de recursos a ser obtidos e obtenha deste um feedback que orientará os passo seguintes do processo de captação de recursos.

O que é um projeto para captação de recursos subsidiados?

Um projeto para captação de recursos é um documento técnico parecido com uma monografia, contendo informações quantitativas e qualitativas sobre o empreendimento. No projeto deve estar inclusos, dentre outras informações, os estudos e estimativas de receitas e custos operacionais além de estudos de investimento e de financiamento.

Essas informações visam dar ao banco uma visão detalhada da necessidade dos recursos para o desenvolvimento do empreendimento, bem como a segurança de que os recursos emprestados serão bem aplicados e que o empreendimento terá capacidade de pagamento do financiamento.

O que é um software de elaboração de projetos?

Um software de Elaboração de Projetos é uma valiosa ferramenta que auxilia a implementar os modelos, normas, cálculos e padrões estabelecidos para apresentação de projetos ou planos de negócios, dentro do escopo da política de crédito de um Banco, Agência de Desenvolvimento ou Fomento.

O que é o SEAP?

O software SEAP é o Sistema de Elaboração e Análise de Projetos, desenvolvido pelo Banco do Nordeste do Brasil. É um software de elaboração de projetos utilizado pelo BNB e oferecido gratuitamente para o mercado, utilizado pelos bancos de forma ininterrupta desde 1998.

PROJETOS PRIVADOS – CURSOS EXTENSOS

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS SUBSIDIADOS DE LONGO PRAZO COM USO DO SOFTWARE SEAP

DATA INÍCIO DA PRÓXIMA TURMA EAD –  Favor consultar

Quero saber datas e valores

Mais informações sobre a turma EAD: http://bit.ly/infoEPS700

Comentários do Facebook