Em busca de recursos subsidiados, com taxas a partir de 4,71% ao ano? Receba GRATUITAMENTE o Manual de Captação de Recursos.

Quero Manual de Captação

Há mercado para consultores atuarem com as Prefeituras?

O mercado não é apenas grande, como também pouco explorado. Os consultores têm praticamente um continente inteiro para desbravar, com mais de 5.000 prefeituras a serem atendidas.

Para dar uma ideia, nas regiões Norte e Centro-Oeste, somente 4% dos municípios lançam mão dessa modalidade de financiamento de longo prazo. No Nordeste, somente 11%, na região Sudeste, 13% e, a região Sul, a que mais busca financiamentos, apresenta um índice de 32% de municípios que procuram financiamento de longo prazo.

As linhas de financiamento mais comumente oferecidas às Prefeitura são PROVIAS, CAMINHO DA ESCOLA, PROUCA,  além do PMAT.

PROVIAS – Tem como objetivo financiar aquisição de máquinas e equipamentos novos, produzidos no país e credenciados no BNDES, destinados a intervenções em vias públicas, rodovias e estradas.

CAMINHO DA ESCOLA – Tem como objetivo renovar e ampliar a frota de veículos de transporte escolar destinada ao transporte diário de alunos da educação básica da rede pública residentes, prioritariamente, na zona rural dos sistemas estadual, distrital e municipal.

PROUCA – O Programa um computador por aluno tem por objetivo promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem de alunos e professores das escolas públicas brasileiras, mediante a utilização de computadores portáteis denominados laptops educacionais.

PMAT – O Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos tem como objetivo apoiar projetos de investimento da Administração Pública Municipal voltados à modernização da administração tributária e à melhoria da qualidade do gasto público, a fim de proporcionar aos municípios uma gestão eficiente, que gere aumento de receitas e/ou redução do custo unitário dos serviços prestados à coletividade.

Não faltam oportunidades para executivos do poder municipal, empresas de consultoria e consultores autônomos ajudarem as prefeituras. Também não falta vontade aos municípios para modernizar suas administrações, melhorar as condições de deslocamento das suas crianças e jovens para a escola, realizar melhorias em suas vias de acesso e, também, realizar a inclusão digital de suas populações.

Comentários do Facebook