Em busca de recursos subsidiados, com taxas a partir de 4,71% ao ano? Receba GRATUITAMENTE o Manual de Captação de Recursos.

Quero Manual de Captação

Posso trabalhar com captação de recursos quando não há projetos, inclusive capital de giro ?

Trabalhei por 3 anos na elaboração de projetos junto ao BNB. Gostaria de saber se é verdade que o valor mínimo para elaborar um projeto é de um milhão de reais? Há dois anos atrás tive essa informação. Por isso, que nunca mais trabalhei com projetos com o BNB. Na minha cidade não tenho cliente com essa demanda de valor para eu elaborar um projeto. Sendo assim eu pergunto: Que tipo de trabalho eu posso oferecer aqui no BNB da minha cidade?

Aqui vai nossa resposta.

O BNB realmente definiu que só é necessário elaborar projetos para pedidos de financiamento acima de R$ 3 milhões 420 mil.

Tenho uma boa notícia. Essa regulamentação específica do BNB não afeta em nada o seu trabalho, ao contrário, facilita. Você pode continuar realizando o trabalho de captação de recursos, mesmo quando não há exigência de projetos e pode ser remunerado pelo mesmo valor caso precisasse elaborar o projeto.

Vamos compreender o porquê.

O trabalho de captar recursos é composto de duas partes: 1) o domínio técnico do tema captação de recursos, que inclui a elaboração de um projeto e 2) o esforço da articulação, que diz respeito ao relacionamento com o cliente e com o banco, a tramitação de documentos e o acompanhamento dos processos.

Os empresários, em geral, não têm conhecimento técnico para elaborar projeto, porque é um trabalho especializado. A parte da articulação é mais fácil e, a princípio, qualquer cliente pode fazer, mas ressalto, apenas a princípio, porque não é uma questão simplesmente de saber fazer, mas também de querer ou poder fazer.

Qual empresário vai largar seus negócios para resolver pendências documentais, preencher fichas, cobrar providências para emitir uma licença ambiental, um alvará de funcionamento ou resolver uma pendência contábil? A expectativa natural é que o empresário delegue essa tarefa para alguém da empresa, quando há uma boa equipe, ou contrate um profissional que oferece esses serviços no mercado.

Quem está concentrado nos afazeres do dia-a-dia do negócio, às vezes não tem tempo nem de ir ao banheiro, imagine ficar ligando para o banco, acompanhando pendências, resolvendo solicitações do gerente, etc. A verdade é que pode ser difícil para um cliente dedicado aos negócios do dia-a-dia, sem tempo nem saco para ir ao banco dezenas de vezes, fazer a parte da articulação.

É aí que entra o consultor de captação de recursos, um profissional que pode terceirizar essa atividade da empresa, mesmo quando não há exigência de projeto.

Considero essa uma grande brecha no mercado de captação de recursos. Há um grande espaço para atuação de consultores que poderiam estar ajudando as empresas a captarem recursos em situações que não exigem projetos, inclusive capital de giro puro.

Nós vimos recomendando há muitos anos que os profissionais que atuam no setor deixem de se ver como projetistas e passem a agir e se apresentar como consultores de captação de recursos, consultores financeiros ou consultores de desenvolvimento, profissionais dedicados a ajudar as empresas a buscarem recursos de qualquer banco, não apenas bancos oficiais.

Por que empresas não contratariam um profissional para ajudá-las a captar recursos com máxima eficiência, nas melhores condições possíveis? Para ser sincero, considero que a ausência desse profissional é uma das mais importantes causas da demora do atendimento dos bancos. Estes deveriam ser os primeiros a estimularem a participação de profissionais no mercado que podem ajudar os bancos não apenas a buscarem clientes, mas também agilizarem os processos de crédito.

Nosso curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS SUBSIDIADOS DE LONGO PRAZO COM USO DO SOFTWARE SEAP faz exatamente esse papel, preparar os profissionais para atuarem com captação de recursos, mesmo nas situações que não exigem projetos.

Quem sabe fazer o mais difícil realiza o mais fácil. Captar recursos quando não há exigência de projetos é muito mais simples.

Nosso curso é completo, abrangendo os eixos técnico, humano e negócios. Para participar desse curso, nem mesmo é obrigatório o deslocamento. Além de turmas presenciais, oferecemos turmas na modalidade EAD, podendo assistir as aulas do conforto de sua casa ou escritório, pela Internet.

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS SUBSIDIADOS DE LONGO PRAZO COM USO DO SOFTWARE SEAP

1) TURMA EAD EPS700 Pela Internet – 60 horas/aula

Mais informações sobre a turma EAD: www.bit.ly/infoEPS700

2) TURMA PRESENCIAL – 3 dias – 30 horas/aula

Mais informações sobre a turma PRESENCIAL: www.bit.ly/infoPRES

Os conteúdos programáticos da turma presencial e da turma EAD são rigorosamente iguais.

Quero receber mais informações

Comentários do Facebook