captacao-de-recursos

Captação de Recursos

A Captação de Recursos consiste em um conjunto de articulações que tem como objetivo levantar e mobilizar recursos financeiros para o financiamento do capital de giro e dos investimentos das organizações empresariais privadas. Em alguns casos, o setor público pode também ser contemplado.

Esses recursos financeiros estão disponíveis para empresas de todos os porte, com juros a partir de 4,0% ao ano. Prazos até 20 anos, com até 12 de carência. Financiamento de capital de giro, investimentos em geral, inclusive aquisição isolada de máquinas e equipamentos.

No caso de investimentos de longo prazo, são utilizados na implantação, expansão, modernização, relocalização de empresas em todo o Brasil, nos setores industrial, comercial, serviços, turismo e hotelaria. Também financia aquisição isolada de máquinas e equipamentos.

Os recursos de longo prazo para investimentos e capital de giro associado são oriundos do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, BNDES, Bancos Privados credenciados ao BNDES e Agências Estaduais de Desenvolvimento, como a DESENVOLVE SP.

Os recursos para capital de giro isolado são oriundos de todos os bancos e financeiras que operam no País.

Receba informações de datas e valores​

Situações que indicam a necessidade de Captação de Recursos

  • Capital de giro;
  • Construção civil para utilização em atividades produtivas;
  • Implantação de empreendimentos, com ou sem projeto de negócios;
  • Reforma, ampliação ou modernização;
  • Aumento de produção;
  • Aquisição de máquinas, equipamentos, móveis, caminhões e veículos utilitários;

Como obter recursos subsidiados de longo prazo

O Governo Brasileiro disponibiliza, todo ano, mais de R$ 200 bilhões para financiar projetos de investimento de longo prazo, a juros muito baixos. A maior parte desses recursos está concentrada no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), mas há outras alternativas relevantes.

Os bancos regionais de desenvolvimento, como Banco do Nordeste do Brasil, Banco do Brasil e Banco da Amazônia também possuem recursos para financiamentos. Sem falar nas agências estaduais de desenvolvimento, como a DESENVOLVE SP, de São Paulo.

Esses recursos são subsidiados, isto é, as taxas de juros são muito inferiores às cobradas pelo mercado, muito próximas ou abaixo da inflação anual. Outra característica é que o reembolso é realizado em prazos que podem chegar a 20 anos.

Para ter sucesso no atendimento dos exigentes critérios de concessão de crédito dos bancos de desenvolvimento, elaboramos três importantes dicas:

Para candidatar-se aos fundos, o projeto de negócios deve ser claro, objetivo e condizente com a realidade, embasado em informações de mercado e não em fontes acadêmicas. Deve haver transparência com relação ao panorama da empresa para ganhar credibilidade.

Só vale a pena entregar a proposta se a empresa estiver plenamente convencida quanto à viabilidade do negócio. Projetar realidades econômico-financeiras no longo prazo não é tarefa fácil. A dica é adotar atitude conservadora quanto aos valores estimados.

É preciso ser positivo e persuasivo na elaboração do projeto, dando o máximo de detalhes sobre o negócio. A boa apresentação torna o processo de análise mais rápido. O trabalho deve contar com texto claro e organizado, com linguagem simples e objetiva.

"Ajudamos as empresas de todos os portes a captarem recursos financeiros com agilidade. Sabemos onde encontrar as melhores fontes de financiamento, as taxas de juros mais acessíveis e os melhores prazos possíveis."
Arnóbio Albuquerque
Fundador & CEO, GigaMedia Consultoria

Aprovada a garantia de financiamento

O BNDES e os demais bancos de desenvolvimento são bastante rigorosos quando analisam os pedidos de financiamento de longo prazo. Esses recursos pertencem à sociedade e são geridos com muito critério.

Dominamos as metodologias que asseguram a aprovação de pedidos de financiamento junto a qualquer agente financeiro. A certeza de um atendimento ágil e com sucesso garantido baseia-se nas seguintes premissas:

  • Processo decisório bem definido – A aprovação dos pedidos de financiamento não depende de pistolão ou influência política. Os processos de concessão de crédito, os critérios técnicos de análise, as normas, legislações, metodologias e ferramentas são informações públicas, acessíveis a todos.
  • Domínio do processo de concessão de crédito – Conhecemos a fundo esses processos de crédito. Eles são baseados em fluxos de atividades, checklists de documentos, normas, ferramentas e metodologias. Será necessário encaminhar a negociação com os bancos, atender as exigências dos ritos processuais, juntar toda a documentação e, quando necessário, elaborar o projeto de captação de recursos.
  • Seleção de clientes – Por meio dos “10 passos para acessar o crédito” identificamos numa rápida conversa se o cliente tem chances ou não de ser bem-sucedido no seu pedido. Atendemos somente empresas e empreendedores que possuem 100% de chance de sucesso. As demais recebem orientações para se ajustarem às exigências dos bancos antes de encaminhar seus pedidos. O objetivo da seleção é evitar que o cliente desperdice recursos na contratação da consultoria numa situação em que não está pronto para iniciar o processo de captação de recursos com a perspectiva de sucesso.
  • Avançada Tecnologia de Captação de Recursos – Baseamos nosso trabalho em avançada tecnologia de captação de recursos, com domínio do SEAP do BNB e todas as demais ferramentas necessárias para condução exitosa do negócio.
  • Transparência no atendimento – Utilizamos uma plataforma tecnológica bastante moderna. Cada cliente recebe ao menos uma vez por semana as informações de cada etapa do seu pedido de financiamento.

Receba informações de datas e valores