
Se você atua no setor financeiro ou como consultor de negócios, sabe que captar recursos de longo prazo com sucesso exige mais do que apenas ter uma boa ideia: exige precisão e análise técnica. O domínio de métricas econômico-financeiras cruciais como a Taxa Interna de Retorno (TIR), o Payback, o Valor Presente Líquido (VPL) e o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) é a chave para transformar propostas de financiamento em projetos aprovados, garantindo que o empreendimento seja rentável e sustentável.
Dominando as Métricas Essenciais: TIR, WACC, Payback e VPL
Os indicadores de viabilidade econômico-financeira têm a função de sintetizar uma grande quantidade de informações em valores de interpretação simples, capazes de medir o potencial real de retorno de um investimento.
A Taxa Interna de Retorno (TIR) é um dos critérios mais conhecidos e utilizados pelas empresas. Conceitualmente, a TIR é a taxa que, ao ser aplicada a um fluxo de caixa, torna o VPL nulo. Ela representa a taxa implícita de rentabilidade ou a taxa de lucro esperada para o negócio. O projeto será considerado atrativo se a TIR for superior ao Custo Médio Ponderado de Capital.
- A TIR responde à questão: “Qual é o rendimento desse negócio?”.
- Por essa razão, ela também é conhecida como Critério de Rentabilidade Interna ou Critério da Taxa de Lucros.
- Conceitualmente, a TIR é a taxa que, quando aplicada a um fluxo de caixa, torna o Valor Presente Líquido (VPL) nulo.
- Representa a taxa implícita de rentabilidade ou taxa esperada de lucro.
- Os bancos investigam a TIR para conhecer o mérito do projeto para a economia e verificar seu enquadramento às políticas operacionais.
O Custo Médio Ponderado de Capital (WACC), ou Custo Ponderado de Capital, é um indicador de referência fundamental que reflete o custo total das fontes de financiamento do projeto. Ele é calculado por meio de uma expressão matemática que considera o custo dos recursos próprios, dos recursos de terceiros (dívidas existentes) e dos recursos financiados (provenientes do programa de inversão), ponderando o custo de cada fonte pelo volume alocado. A influência desse custo médio ponderado de capital no projeto é analisada minuciosamente em nossa formação.
- A expressão para o cálculo do WACC leva em conta o custo dos recursos próprios, dos recursos de terceiros e dos recursos financiados.
- O custo de cada uma dessas fontes é ponderado pelo valor alocado por elas, o que origina o termo “Custo Médio Ponderado de Capital”.
- No planejamento financeiro, a comparação relevante é feita entre a TIR e o Custo Médio Ponderado de Capital.
- O projeto é considerado atrativo se a Taxa Interna de Retorno for superior ao Custo Médio Ponderado de Capital, servindo como uma excelente referência para checagem da eficiência do projeto.
O Payback é um indicador que se limita a calcular o tempo de recuperação dos investimentos. Embora seja fácil de entender, a análise isolada do Payback não é suficiente, pois ele não detecta a rentabilidade após o período de recuperação, sendo indispensável considerá-lo junto a outros instrumentos, como o VPL e a TIR.
- É medido pelo tempo transcorrido entre a data inicial do fluxo de caixa (o ano zero) e a data futura mais próxima em que o valor do capital investido é coberto pela soma dos valores presentes das parcelas positivas do fluxo de caixa.
- É o critério de avaliação de projetos de mais fácil interpretação e é bastante popular, sendo utilizado no meio empresarial por leigos ou práticos nas tomadas de decisão.
VPL (Valor Presente Líquido) é um indicador crucial cuja utilidade principal é subsidiar a decisão de investir é a verdadeira medida de criação de valor. A análise de projetos de investimento, que inclui o cálculo do VPL, é uma avaliação ex ante, realizada antes da implantação do empreendimento, permitindo que o empresário (ou o consultor) perceba a viabilidade do negócio antes de alocar recursos financeiros.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
O VPL calculado com base no WACC indica o seguinte:
- Se o VPL for maior que zero (VPL > 0): O projeto é viável, pois sua taxa de retorno (TIR) é superior ao custo de capital necessário para financiá-lo (WACC). Isso significa que o projeto está criando valor para a empresa, gerando riqueza superior ao custo de captação de seus recursos.
- Se o VPL for igual a zero (VPL = 0): O projeto cobre exatamente o custo de capital (WACC).
- Se o VPL for menor que zero (VPL < 0): O projeto não é viável, pois a rentabilidade esperada não cobre o custo do capital.
Na Formação de Consultores da GigaMedia, você aprenderá exatamente como lidar com esses números, especialmente utilizando o software SEAP, que calcula todos esses indicadores de viabilidade acima apresentados. Você entenderá como o SEAP realiza as projeções para garantir que os resultados sejam aderentes à realidade e sustentáveis.
Seu Futuro Profissional: Domine a Viabilidade com a GigaMedia
O mercado de captação de recursos é vasto, movimentando mais de R$ 200 bilhões por ano. No entanto, o que falta mesmo são bons projetos. O consultor de sucesso não se limita a preencher formulários; ele se torna um Consultor de Desenvolvimento, apto a compreender o negócio do cliente, suas perspectivas e potenciais, a fim de apontar a melhor alternativa de ação. Isso inclui a capacidade de identificar rapidamente projetos que não apresentam viabilidade econômico-financeira e saber quais ajustes podem ser realizados.
A Formação de Consultores da GigaMedia, apoiada pelo fornecimento de um Pacote de Soluções (incluindo softwares e roteiros exclusivos), proporciona o domínio completo sobre:
- Elaboração de Projetos: Conhecimento aprofundado para elaborar projetos do zero, incluindo a construção de memórias de cálculo e a utilização de tecnologias como o SEAP.
- Análise Crítica: Habilidade para analisar a viabilidade do negócio com base em métricas como TIR, Payback, VPL e WACC, garantindo que você
- apresente aos bancos projetos sólidos. Um projeto com alta utilização de capacidade de pagamento ou TIR muito baixa é um convite para ser devolvido.
- Sucesso no Processo: Orientação detalhada sobre todas as 32 atividades envolvidas no fluxo de captação de recursos, desde o contato inicial até a liberação da primeira parcela.
Não perca a oportunidade de se tornar um consultor diferenciado, com o nível de conhecimento e informação que estamos formando, tornando-se apto a aproveitar as melhores taxas de juros do mercado para seus clientes.
Transforme seu conhecimento em ouro.
Acesse agora mesmo e garanta sua vaga na Formação de Consultores de Captação de Recursos da GigaMedia:
https://www.gigamedia.com.br/cursos/captacao-de-recursos/
