Fusões e Aquisições

Fusões
e Aquisições

Uma série de motivações podem levar uma empresa a se interessar pelo processo de fusão ou de aquisição. Desde movimentos de expansão na sua atuação geográfica, entrada em novos mercados, ou o apenas o aumento de sua participação no mercado em que já atua. Esses movimentos podem ser implementados via crescimento orgânico (naturalmente mais lento), ou via incorporação, ou ainda via fusão com outras empresas, concorrentes ou não.

A atuação de assessoria a esses processos pressupõe, entre outras características, a ausência de conflitos de interesses, a experiência em negócios similares e a disponibilidade para a necessária dedicação.

Uma série de atividades de assessoria especializadas são necessárias para ambos os lados da transação, ou seja, lado “comprador” (buy side) ou lado “vendedor” (sell side): sendo as mais importantes o suporte jurídico, destinado a avaliar corretamente as obrigações assumidas e assegurar os direitos necessários, bem como o suporte econômico-financeiro, destinado a calcular o justo valor da transação, por meio de técnicas de valuation e avaliação de ajustes no preço.