Diagnóstico financeiro
 

DIAGNÓSTICO FINANCEIRO

O trabalho de Diagnóstico Financeiro tem como objetivo a mensuração do desempenho financeiro e do modelo de negócios praticado pela empresa, abrangendo um período anterior ao atual (análise retrospectiva) e projeção de valores para um período posterior ao atual (análise prospectiva). Isso é feito por meio de análise das informações contábeis, registros em planilhas fornecidos pela empresa, informações do planejamento estratégico e entrevista com os gestores.

A eficiência do modelo de gestão, o grau de competitividade, a produtividade dos recursos humanos, a qualidade dos produtos e os padrões de todos os demais fatores críticos de sucesso de uma empresa são expressos no seu desempenho financeiro.

É essencial, portanto, conhecer em detalhes a saúde financeira de uma empresa, pois é o que sintetiza todos os demais fatores.

Como é realizado o diagnóstico financeiro

A análise retrospectiva ajuda a compreender como os resultados da empresa se comportaram até a situação presente. Esse trabalho é realizado por meio da análise de balanços e demonstrativos e de informações importantes que estejam registrados em planilhas e relatórios gerenciais, confrontada com os resultados da análise da situação atual.

A análise prospectiva busca antecipar os resultados de um período posterior ao atual, entre 1 e 12 anos à frente, dependendo do objetivo do estudo. Referida análise deve incluir os resultados das estratégias previstas para entrarem em operação por todo esse período, de acordo com as informações colhidas no planejamento estratégico da empresa, bem como nas entrevistas com os gestores, conduzidas para responder as seguintes questões:

  1. Quais as principais fontes de entrada de recursos? – Como podemos ganhar mais dinheiro explorando as mesmas fontes de entrada ou similares?
  2. Há novos modelos de negócios em vista? Como eles geram receitas e qual sua estrutura de custos?
  3. Por onde se esvai a maior parte do dinheiro recebido? – Custos com mão-de-obra? Gastos com o marketing? Quais partes do processo estão gerando custos desnecessários?

Tais questões, por terem respostas relacionados a eventos do futuro que podem ou não se concretizar, implicam uma ampla gama de possibilidades capazes de impactarem os resultados da análise prospectiva de forma relevante. Por isso, no trabalho, são construídos até três cenários de possibilidades, um pessimista, um otimista e outro mais provável, de forma a permitir a visualização das margens de possibilidades. Essa análise pode ser utilizada como ferramenta de gestão para acompanhar se os resultados se encontram dentro das faixas previstas e o que fazer para alcançar sempre as faixas de melhores resultados.

O trabalho é apresentado em relatórios sintéticos e analíticos, envolvendo informações que podem ser lidas e assimiladas com rapidez e simplicidade.

Quando buscar um dianóstico financeiro

São diversas as situações em que é requerido um diagnóstico financeiro:

  • Definição do valor da empresa;
  • Verificação de necessidade de aporte de recursos;
  • Conhecimento da situação atual da empresa por parte de sócios e investidores;
  • Avaliação do volume de investimentos a serem realizados por sócios e investidores;
  • Elaboração de plano e cronograma de investimentos;
  • Verificação dos resultados a serem obtidos com as novas estratégias operacionais;
  • Verificação da situação da empresa com a implementação das decisões do planejamento estratégico;
  • Elaboração de um simulador de resultados financeiros.