- Os aspectos éticos de toda e qualquer atividade são muito importantes, mas especialmente aquelas que envolvem lidar com patrimônio alheio.
- A boa notícia é que a grande maioria das técnicas aplicadas aos negócios que estão se estabelecendo colocam a ética em elevado patamar de importância para a prosperidade pessoal e social, também para a sobrevivência das organizações.
BOA ÉTICA <–> BONS NEGÓCIOS
- Ações e decisões que ignoram os preceitos éticos sempre serão as piores opções possíveis. Violam, na base, o senso pessoal sobre o que é certo e justo, transformando-se em padrão degenerador da existência individual e social.
- Somente o compromisso verdadeiro com os resultados do cliente pode constituir uma combinação perfeitamente equilibrada entre ética, prosperidade, sustentabilidade e remuneração justa.
- Os aspectos técnicos e de relacionamento são relevantes, mas secundários em relação ao propósito primordial de qualquer atividade de consultoria: proporcionar resultados mensuráveis aos clientes.
- A meritocracia, o sistema de recompensa baseado no mérito, isto é, merecimento, deve ser o eixo que orienta o progresso da atividade de consultoria, induzindo o compromisso do profissional se esforçar em merecer o prêmio remunerativo pela prestação de serviços.
- O profissional que atua com base na meritocracia adquire o direito de afirmar: “faço jus ao que ganho”.
- A meritocracia tem grande influência no desenvolvimento de uma sociedade próspera, sustentável e ética.
- Alguns aspectos da ética aplicáveis de forma especial ao trabalho de captação de recursos de longo prazo:
- O consultor não é obrigado a aceitar qualquer negócio. Ele deve selecionar seus clientes, ponderando com rigor a seriedade das iniciativas empresariais.
- No processo de captação de recursos de longo prazo, a atividade “Checagem dos 10 passos para acessar o crédito” indica a possibilidade de a prestação de serviços ser realizado com êxito.
- Tendo em vista que se recomenda a cobrança de um “sinal” na assinatura do contrato de prestação de serviços (ou aceite da proposta), não se recomenda que esse passo seja realizado se não houver segurança sobre a possibilidade de êxito em todo o processo.
- Clientes que, nessa fase, demonstrem confundir os objetivos do crédito de longo prazo, devem ser estimulados pelo consultor a conhecerem a importância desse incentivo empresarial e incentivados a utilizarem suas habilidades de negócios para o progresso pessoal e social.
- Os interesses do cliente devem vir em primeiro lugar. O foco do consultor deve ser o foco do cliente.
- A remuneração do consultor é consequência natural de bons serviços prestados.
- Ética = Credibilidade
- Ética = Passaporte da carreira para o futuro
(Nílton Santos, craque da Seleção Brasileira de 1.962)
“Aquele que mais estima o ouro do que a virtude há de perder a ambos“.
(Confúcio)